Receba Grátis as postagens

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DÁ PRA SER FELIZ COM PSORÍASE?

,


Opa, e aí, povo, blz?

Amanhã, dia 23 de outubro, é Dia Mundial da Psoríase. Provavelmente muitos de vocês ficaram com uma interrogação enorme, pois muita gente ainda sequer sabe o que é isso. Mas quem tem sabe muito bem o que é.

Psoríase é uma doença autoimune (ou seja, o sistema imunológico passa a atacar as células sadias do organismo) que se manifesta na pele em forma de manchas vermelhas com casca e bastante ressecadas. Não se sabe exatamente o porque de ela aparecer, mas situações emocionais influenciam muito. Fisicamente não incomoda muito, pois as manchas não coçam, não ardem e não é contagioso. Mas os efeitos psicológicos podem ser enormes.

Por que? Se imagine com o corpo coberto de manchas com casca, e um bando de FDP te olhando torto perguntando “o que é isso?”. Você precisa explicar 500 mil vezes o que é psoríase, que “não, não é irritação do sabonete, nem alergia do hidratante”. Você olha onde está sentado e o chão está coberto de casquinhas que caem das lesões. Aos poucos, começa a notar que os colegas na faculdade, namorada, se afastam de você, te evitam, ou com nojo das lesões, ou com medo de ser contagioso (o que, como eu já disse, não é). Aos poucos, você começa a preferir roupas compridas, como calça e camisa de manga longa, para esconder as lesões que tomam todo o corpo (nos casos mais críticos), mas elas logo aparecem no rosto. Aí não tem como esconder. Você começa a ter vergonha de sair na rua. Até pra comprar o pãozinho na padaria é uma tormenta, pois sabe que todo mundo vai olhar para você. Começa a se sentir péssimo, com vergonha do próprio corpo. Começa a evitar as pessoas. Conseguiu se imaginar? Qual seria o resultado disso tudo? No mínimo, uma bela depressão.



Como se não bastasse o que a própria pessoa sente, ainda tem de enfrentar o preconceito dos outros. Uma pesquisa feita mostrou que 83% das pessoas evitam contato com alguém que tem psoríase, e 67% não namorariam alguém com psoríase.

É assim a vida de uma pessoa que tem psoríase. E até que se acha o tratamento ideal a espera é quase insuportável. Esta doença não tem cura, mas com o tratamento a base de Acitretina (o mesmo princípio ativo do Roacutan – muita gente aí deve conhecer), consegue-se controlar o sintomas, exceto uma e outra teimosa que insiste em aparecer às vezes.

11 comentários:

  1. Boa tarde, Adriano,

    Estava procurando na internet dicas sobre como "tirar" a mancha da psoriase e te encontrei. Um simples acaso.
    Pois bem, eu tb vivi momentos horriveis com o diagnostico da doença (que demorou pra lá de 3 anos) e que veio logo depois que o meu pai ficou em coma devido a um AVC. Minha psoriase estava em um estagio lastimavel, já que por diversas noites, acordava grudada em lençois por elas minarem agua. Nem calça mais eu podia vestir. Sem contar, que as minhas coçavam .. e como coçavam ..
    Antes disso disseram eu tinha até alergia a pulga, o que me fez expulsar minha pobre Gerusa que nao tinha nada a ver com a historia.
    Depois de anos com essa doença (em todo corpo, inclusive no couro cabeludo), percebi que a cura esta em nos mesmos. Comecei a me desvencilhar de coisas e pessoas que nao me harmonizavam (poético, não?). Terminei um namoro de 6 anos (vale ressaltar que esse meu namorado me ajudou no diagnotico)do qual nao era mais feliz e insistia em continuar devido a gratidao por ele. Ao meu redor, sempre tive pessoas que sempre me deram força pra nunca me esconder (sei que é dificil) pois isso acaba piorando a sua doença. Moro no Rio, e depois de diversos medicos, me vi em Ribeirao Preto, depois de 14 horas de viagem. Consulta de um unica vez, uma receita de um creme (incrivel) e com o apoio dos parentes e amigos, minha cura veio com num toque de mágica. A nossa cabeça é realmente a nossa cura.
    Gostaria de dividir minha historia contigo porque sei o quanto é triste e doloroso. Mas sempre a uma luz no fim do tunel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que creme incrível é esse?

      Excluir
    2. QUE CREME É ESSE PORQUE ESTOU COM ISSO E ESTOU DESEPERADA E AGONIADA COM ISSO, PELO AMOR DE DEUS ME FALAR O NOME DESTE CREME, VOU FICAR AGRADEÇIDA PELO RESTO DA VIDA.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Olá, meu nome é Jurandir,
      olha meu médico me passou um hidratante e um creme que acredito q podem te ajudar.
      Esse tem de mandar ser feito em alguma Farmácia de manipulação:
      HIDRATANTE
      - UREIA 10%
      - ÁCIDO SALICILICO 3%
      - CREME 60g
      Você pode usa-lo 2 vezes ao dia(manhã antes de espor as lesões ao sol e noite antes de passar o outro creme.)
      CREME
      - DESONIDA (usar antes de dormir, após passar o HIDRATANTE.)

      Contato: gibahandebol@live.com (emai)
      Jurandir Sá Jr. (facebook)

      Excluir
    5. Anna sou de Ribeirão e acho que estou com psoriase. Se ver esse post me passe o nome do medico por favor.

      Excluir
  2. Olá Adriano boa tarde,
    meu nome é Jurandir tenho 16anos, a PSORÍASE apareceu em meu copo quando eu tinha 14anos, sentia muita vergonha de ir a praia, piscinas, enfim, sentia vergonha de ficar sem camisa na frente dos outros até mesmo da minha familia. Nesssa época ainda não sabia o que eram aquelas pequenas lesões espalhadas pelo meu tórax, até que procurei um dermatologista, exames foram feitos, e descobrimos que se tratava da Psoriase, o médico me fez as recomendações e passou um hidratante e um creme que associados ao banho de sol todas as manhãs melhoraram gradativamente as lesões. Sempre que passo por momentos dificeis em que fico com o emocional bem abalado elas reaparecem, mas ao contrario de antes, não sinto vergonha alguma de tirar a camiseta na frente das pessoas, eles perguntam o que é e eu respondo, todos os meus amigos sabem o que é Psoriase e isso torna as coisas mais fáceis.
    Não é a doença em si mas a importância que damos a ela, apartir do momento que nos excluimos do convivio social ela vai ficando mais forte...

    ResponderExcluir
  3. Gente a solução para esta horrivel doença está primeiro no Senhor Deus e segundo na Auto Hemoterapia, pesquisem sobre esta técnica e comecem a fazer. Minha esposa sofria demais com esse mal e agora depois da quinta aplicação ela já está quase curada....é incrivel...que Deus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  4. ola, com os 10 anos tive psoriase. no começo nao queria mais nem sair de casa pela vergonha, de usar uma roupa mais curta ou talvez ir a praia e vestir um biquini.mas hj em dia tenho uma dermatologista exelente que me apoia, me auxilia ainda tenho um pouco de vergonha mas ja vivo bem melhor com mto apoio de meus familiares e amigos....

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal, Tenho psoríase há 16 anos e posso afirmar para todos vocês que não existe nada melhor do que o sol.
    Muitos lugares existem cremes milagrosos, mas não caiam nessa. Psorex é muito bom e barato, mas depois de um mês não fará mais efeito, já o sol é de graça e faz toda a diferença.
    Quando fui diagnosticada, meu médico me disse que cada um tem o que merece e eu sofri muito, mas entendi que de alguma forma e não sei o porquê, mas eu merecia e tinha duas opções: me trancar em casa e assumir que sou covarde ou levar uma vida normal. Não foi fácil, afinal eu era uma garota, mas assim fiz do sol o meu melhor amigo (sempre com protetor 30 pelo menos). Hoje as lesões estão concentradas somente no cotovelos e joelhos, mas já tive no corpo inteiro.
    Isso aí, bora tomar um solzinho!!!

    ResponderExcluir

 

Blog do Adriano Matinada Copyright © 2011 | Template design by Blog do Adriano Matinada | Powered by Blog do Adriano Matinada